terça-feira, 16 de abril de 2013

Câmeras de monitoramento em táxis


O assunto não é novo, como podemos ver nas reportagens abaixo, desde 2011, existem projetos para instalação de câmeras de vigilância dentro de táxis. Quantos taxistas mais precisam morrer, para que esta medida de segurança seja implantada. Esta na hora do brasileiro deixar defender falsas liberdades, como os que dizem que esta medida invade a liberdade do passageiro. Assim como os opositores ao projeto de se colocar número de identificação nos capacetes dos motociclistas. Não me ocorre nenhum motivo justo para um cidadão comum, não quer ser filmado em lugar público, ou não quer ter um nº de identificação no capacete. Para mim quem é contra este tipo de medida só pode estar mal intencionado. Como ninguém reclama da vigilância em bancos, farmácias, padarias e etc? Onde os donos dos estabelecimentos simplesmente instalam as câmeras de vigilância para defender seu patrimônio e pronto. Em analogia, é dever do estado, tomar medidas de vigilância para garantir a segurança da população e patrimônio público. Por estas e outras, pelo excesso de liberdade e  invigilância, que só servem para bandido, que vivemos um estado de guerra civil. São postos de combustíveis assaltados a cada minuto, taxistas mortos a cada dia, e a sensação de insegurança crescendo ano a ano. Segurança é um direito do cidadão descente, que não tem nada a esconder, e prefere um ambiente monitorado, do que viver em estado de apreensão constante, sem saber de onde vem o tiro. __________________________________________________________
06/03/2013
Projetos
Executivo propõe monitorar frota de táxis da Capital
Com o objetivo de controlar a execução dos serviços prestados pelos táxis e ampliar a segurança dos profissionais do setor, a Prefeitura de Porto Alegre encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 007/13, que institui o monitoramento dos veículos integrantes da frota do transporte individual por táxi. A proposta, que atualiza a Lei 3.790, de 1973, entrou na pauta de discussões preliminares da sessão ordinária desta quarta-feira (6/3).

Segundo o Executivo, o projeto vem ao encontro do questionamento público, ao longo dos últimos anos, em relação à necessidade do incremento do número de táxis existentes na capital gaúcha, quantidade esta constante desde o ano de 1975, salvo os cerca de 85 prefixos que foram desativados por extinção das respectivas permissões. Hoje, 3.920 veículos disponibilizam o serviço aos usuários.

A própria justificativa encaminhada pelo prefeito José Fortunati explica a situação.“A partir da experiência técnico-operacional da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e considerando-se a proporção resultante da comparação entre táxis e população residente do Município de Porto Alegre, que orbita próximo à recomendação de 1/300 táxis por habitantes e, por fim, é o entendimento preliminar dos órgãos gestores do transporte público municipal que inexistiria a alegada falta de táxis na Capital, residindo as reclamações em horários e dias (chuvosos, feriados, eventos festivos e esportivos, etc.) em que, sabidamente, há dificuldade na rápida obtenção de um táxi em qualquer grande cidade brasileira ou, mesmo, mundial”.

Para a prefeitura, a frota de táxis é suficiente, mas falta um instrumento que colete dados operacionais do transporte público individual através de monitoramento com equipamento similar ao GPS, que poderá acompanhar a rota e o tempo de deslocamento e, assim, conferir a efetividade dos serviços. Esta nova tecnologia também irá propiciar aos taxistas a utilização de cartões de crédito e débito, além de mecanismo de segurança (“botão Pânico” a ser acionado pelo motorista).

Custos

Diante do custo dos equipamentos, o Executivo solicita que os vereadores avaliem a possibilidade de alternativas de financiamento: “De modo a buscarmos minimizar, a princípio, o impacto econômico que, mesmo modestamente, a aquisição e a implantação dos equipamentos poderiam representar aos permissionários de táxi, tencionamos que o Projeto de Lei em apreço expressamente preveja a possibilidade da SMT e da EPTC estabelecerem, no edital de seleção da empresa operadora do serviço de monitoramento, critério de julgamento que resulte na diminuição ou isenção, aos permissionários e aos órgãos gestores, dos custos de aquisição e manutenção dos equipamentos e de transmissão e recebimento dos dados, mediante autorização de veiculação de publicidade eletrônica interna nos prefixos pela licitante vencedora do certame”.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
fonte: http://www.camarapoa.rs.gov.br
____________________________________________________________

Táxis poderão utilizar
câmeras de monitoramento

O vereador Juliano Borghetti (PP) defende que os táxis de Curitiba capturem e armazenem imagens da área interna dos veículos, para intimidar criminosos e melhorar a segurança deste tipo de serviço. “Os motoristas são alvo constante de assaltos em virtude da sua vulnerabilidade, especialmente no período noturno, e pela circulação de dinheiro em espécie”, explica o parlamentar.
Para Borghetti, a instalação de câmeras de monitoramento nos veículos, além de reprimir agressões e assaltos, auxiliaria a polícia na identificação de suspeitos e cúmplices. “Na maioria dos casos, não há a devida punição dos infratores pelos obstáculos na produção de provas. A filmagem resolve isto, contribuindo para o fim da impunidade”, argumenta o vereador, que já apresentou projeto de lei para tornar obrigatório o equipamento na frota de táxi de Curitiba.
“A medida é importante para que os trabalhadores possam exercer as suas funções com tranquilidade e os passageiros possam alcançar seu destino em paz e segurança”, conclui Borghetti. Para garantir que o usuário do serviço não tenha a sua privacidade violada, a legislação também tornaria obrigatória a afixação de avisos sobre a filmagem no interior dos veículos.

Legenda – Borghetti propõe instalação de câmeras de monitoramento nos táxis. (Foto – Andressa Katriny)

4 comentários:

  1. me diga como que uma câmera vai impedir que uma pessoa seja morta?

    as câmeras de vigilância não dão segurança,a prova disso é que elas mesma são roubadas

    o problema é como essas informações coletas podem ser usadas contra a pessoa

    lembre-se que as imagens das câmeras também podem ser usadas para o mal

    as pessoas não reclamam pois acham que não vale a pena reclamar

    as pessoas instalam câmeras nesse lugares,pois acreditam que o lugar vai ficar mais seguro depois da instalação de câmeras,só que essa crença não corresponde com a realidade,pois os lugares mais perigosos são os que tem mais câmeras

    todo mundo tem algo a esconder,se alguém discorda,me diga qual é o número do seu cpf?,quando dinheiro você tem no banco?,qual é a sua senha no banco,quando dinheiro você tem em casa e aonde fica guardado?,que horas você sai ou chega em casa?

    esconder as coisas não é algo errado, é até uma medida de segurança pessoal

    ainda não falei nada que os táxis devem ficar mais caros,por causa desse dispositivo

    elas não vão identificar apenas os criminosos,mas vão identificar qualquer pessoa que entre no táxi

    de novo fé das pessoas nas câmeras de vigilância vai trazer mais um gasto inútil

    não é porque a pessoa está sabendo que está sendo filmada,que ela concorde com isso

    se fosse assim,ninguém poderia ser acusado de assalto se falasse para a pessoa que ela estava sendo assaltada

    o ruim é que a pessoa nem vai ter o direito de escolha já que todos os táxis vão ter elas

    câmeras obrigatórias em qualquer lugar é invasão de privacidade,independente de aviso ou não

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário apesar de não concordar com sua visão. Ainda acho que o cidadão de bem não tem nada a perder com esta medida, pois acredito que a segurança pública vem sempre acima da privada. O medo pessoal e o conforto não são desculpas para proteger crimonosos. O excesso de liberdade só da margem aos maus feitores. Impedir o estado de ter acesso a informação e ter condições de identificar os culpados é contribuir com o atual estado de crescente violência. Queria lembrar apenas que o "assassino dos taxistas de porto Alegre e Livramento" foi preso graças a imagens capturadas por cameras de vigilancia. Se uma vida for salva com o uso de cameras já terá valido apena, pois não utiliza-las sim, que não salvará vida alguma.

    ResponderExcluir
  3. Ok. Respeito teus argumentos, e não estou dizendo que é um método 100% seguro, e sim mais uma inciativa para colaborar para a elucidação de crimes. Se como tu diz, as cameras contribuem para resolução de menos de 10 % dos crimes, pelo menos são 10%, se não existirem nem esses 10% se atingiria. No caso do assassino dos taxista de POA e Livramento, se ele não fosse identificado continuaria matando. Não há como quantificar os crimes evitados, pois, prendendo o bandido é certo que evita-se que pelo menos por um tempo, ele volte a delinquir, mas quantificar quantas vidas se salvou realmente é impossivel. Ainda prefiro acreditar que é melhor salvar uma vida que seja, do que defender a tese da invasão da privacidade. Muito obrigado pelas contribuições, acho a discussão perfeitamente salutar, e ao meu ver é discutindo que podemos ver outros pontos de vistas, e formar nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Sant'Anna

    a reportagem disse que apenas 10 por cento das pessoas foram identificadas,ela não diz nada sobre prisões

    no caso do tal assassino,não foi usado apenas as imagens das câmeras de vigilância para prender ele

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/04/prisao-de-suspeito-de-matar-taxistas-choca-vizinhos-e-traz-alivio-categoria.html

    eu também acho que esse cara foi preso pois esse caso foi chocou a sociedade e normalmente esses tipos de crimes são resolvidos rápidos,como aquele caso da dentista que foi queimada viva e a pessoa cometeu o crime mais de uma vez,quando isso acontece há mais chance do criminoso ser preso

    as câmeras de vigilância não tem poder preventivo,nunca nenhum criminoso desistiu de cometer um crime depois de ele ver que o lugar tem câmera

    as imagens das câmeras só são usadas depois do crime acontecer

    se o governo proibisse as pessoas de andar de carros os acidentes de carros iriam cair muito,mas isso não é certo,não é porque algumas pessoas matam usando o carro que nós devemos proibir todo mundo de usar carro,o mesmo acontece com as câmeras,não é por que uma câmera pode filmar algum crime que devemos vigiar todo mundo

    o ruim é que o custo da instalação das câmeras e a manutenção do sistema de vigilância,vai ir para o bolso do passageiro

    ResponderExcluir